FANDOM


José Carlos Pace
Nacionalidade Brasileiro
Temporadas 19681969
Equipes Racing Metal
Corridas 21 (20 largadas)
Melhor colocação 13º (1968)
Vitórias 0
Pódios 0
Pontos 5
Poles 0
Primeira corrida 1968 - GP da África do Sul
Última corrida 1969 - GP da Grã-Bretanha

José Carlos Pace foi um piloto brasileiro que disputou as temporadas de 1968 e 1969 pela Racing Metal, vindo a falecer após acidente nos treinos do GP da Grã-Bretanha.

Pré-GPMEditar

José Carlos Pace disputava campeonatos no automobilismo brasileiro juntamente com os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi.

GPMEditar

Indicado para uma superlicença por Emerson Fittipaldi após a temporada de 1967, Pace foi contratado pela novata Racing Metal. Com um início de temporada de pouco brilho marcado por muitos abandonos e um chassi-base defasado em relação às equipes que iniciaram o ano de 1967, Pace marcou seus primeiros pontos na quarta etapa do ano, na Bélgica, ao chegar em quinto lugar em uma prova marcada por muitos abandonos. O brasileiro começou a mostrar seu valor a partir da nona corrida, na Grã-Bretanha, quando o novo chassi projetado por sua equipe foi às pistas. Pace conquistou novamente o quinto lugar, tendo largado da nona posição, sua melhor posição de largada na categoria, marcando mais um ponto na etapa seguinte em solo francês. Nas três últimas etapas, dois abandonos e um nono lugar nos Estados Unidos.

Em 1969, agora companheiro de equipe de Jean-Pierre Beltoise, Pace se via pressionado pelo francês que chegara em 4º lugar em Mônaco e 5º na Bélgica contra um 7º lugar do brasileiro na África do Sul e sendo superado em todos os treinos pelo companheiro à exceção do GP da Espanha quando o francês foi superado, mas os tempos de volta da equipe foram anulados.

FalecimentoEditar

Na segunda sessão dos treinos para o GP da Grã-Bretanha, a suspensão do carro de Pace quebrou, fazendo com que o piloto perdesse o controle e saísse da pista em alta velocidade ao final da reta Hangar. O carro sobrevoou uma placa de publicidade após subir em um barranco, capotou várias vezes e acertou em cheio uma van no estacionamento, falecendo na hora. A etapa britânica foi a última de sua equipe que, com problemas financeiros, decretou falência.

ResultadosEditar

Temporada Equipe 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Pos Pts.
1968 Racing Metal AFS
AB
ESP
AB
MON
AB
BEL
5
HOL
AB
ALE
AB
AUT
AB
FRA
8
GBR
5
ITA
6
MEX
AB
EUA
9
CAN
AB
13º 5
1969 ARG
AB
AFS
7
ESP
9
MON
AB
BEL
AB
HOL
AB
FRA
AB
GBR
NL†
NC 0

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória